About Me

A minha fotografia
JRod - PORTUGAL
Microsoft [MVP] - Excel (10º ano consecutivo)
Ver o meu perfil completo
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Estatisticas

Free Blog Counter

eXTReMe Tracker
Ocorreu um erro neste dispositivo
2008-10-12

Questão (adaptada):

“ Como faço para o Excel me dar o endereço da célula que possui o maior valor numa determinada coluna?”

 

Tomemos o seguinte exemplo:

image

Se pretendessemos apenas saber qual o maior valor encontrado, então utilizariamos a seguinte fórmula:

=MÁXIMO(A1:A9)

No exemplo, o valor mais elevado é o 7.

Então, o que se pretende, é obter uma fórmula que nos diga qual a célula que contém o valor mais elevado, ou seja, “A3”.

 

A Função CORRESP() procura por um valor num array e devolve a posição relativa desse valor.

Por sua vez, a Função ENDEREÇO() devolve a representação em texto do endereço de uma determinada célula.

 

Assim, a fórmula a utilizar, será a seguinte, combinando as três Funções descritas:

=ENDEREÇO(CORRESP(MÁXIMO(A1:A9);$A$1:A9;0);1)

ou seja, devolve image

 

Pode, igualmente, utilizar-se uma UDF, como, por exemplo, esta apresentada num newsgroup por Ron Rosenfeld:


A sintaxe é a seguinte: =MaxAdr(rng), em que rng é o Range que se pretende utilizar:

 

Function MaxAdr(rng As Range)
    Dim c As Range
    Dim MaxNum As Double

    MaxNum = Application.WorksheetFunction.Max(rng)

    For Each c In rng
        If c.Value = MaxNum Then
            MaxAdr0 = c.Address
            Exit Function
        End If
    Next c
End Function

 

Tópicos relacionados:

Há dias, foi-me colocada a seguinte questão (adaptada):

“ Quando trabalhava com o Lotus123 fazia /Range/ Name/Create para uma zona seleccionada e mais tarde poderia utilizar esse nome para imprimir, apagar, formatar etc. Como é que eu faço isso agora, imprimir por exemplo, sem ter que estar sempre a definir a área de impressão? “

 

A minha resposta no Forum do EXCELer, foi a seguinte:

“ Defines um nome para o teu Range, ou seja:
a   -   Marcas a área pretendida
b - Escolhes de seguida: INSERIR>NOME>Definir, digitas o nome pretendido, adicionas e dás OK.

c   -  Depois, vais ao Campo Name Box (ou Caixa de Nome, em português) e clicas no dropdown para veres o nome. Verificarás que o Range fica imediatamente marcado.


Para imprimires, vais a FICHEIRO>IMPRIMIR, marcas o item Selecção e dás OK.”

 

A Imagem do que se pretende:

a -

image

b -

image

image

c -

image

Resultado:

image

Para a impressão:

image

 

Ou seja, podemos definir os Ranges que quisermos e, como no exemplo, efectuarmos as diversas impressões, sem ter que estar sempre a definir as áreas de impressão.

 

Tópicos relacionados:

2008-10-07

2009_Microsoft_MVP

E fui ao 2009 MVP Open Day, em Madrid, no dia 3 deste mês de Outubro!!!!

Um espectáculo!!!

03102008(001)

E apreciei a iniciação dos novos MVP’s na Comunidade Microsoft!!!!

MVPs_Baptism

Eis a Microsoft MVP Lead Ibérica, Cristina Herrero, a “armar” mais um “cavaleiro MVP”…

PA030244

E a foto dos MVP’s presentes, para a posteridade!…

image

Foi, como não podia deixar de ser, um momento inesquecível, que irá perdurar na minha memória!!!